Voltei a este blog! O título e sub-título mudaram... Não precisa de explicações...
Quando regressei da "minha" Mitteleuropa já estava a pensar na próxima viagem: países bálticos.
Mas, e um pouco à semelhança da viagem do ano passado, em que Berlim não fazendo verdadeiramente parte da Mitteleuropa fez parte do passeio, assim desde logo se me impôs a ideia de começar por Varsóvia. Portanto... eis o primeiro rascunho:

as cidades a visitar e horários de comboios, excepto Riga->Tallinn que não tem ligação por comboio e que teria de fazer de autocarro (ou avião).
Uma "amiga-flickr" polaca (o flickr é um site de partilha de fotografias onde publiquei as fotos da viagem, e acabei por fazer "amigos") com quem troquei alguns mails sobre a minha hipotética próxima viagem, aconselhou-me outras cidades polacas - o argumento dela era que Varsóvia era uma cidade praticamente "nova", toda reconstruida depois da guerra, enquanto cidades como Krakov, Wroklav Lodz e outras eram bem mais "genuinas" e eu deveria preferi-las a Varsóvia.
Fiquei a matutar no assunto.
Um mês depois, tinha um segundo papelinho:

as cidades a visitar, tempos de viagem de comboio e respectivo custo de bilhete.
Entretanto, esta semana, resolvi fazer contas, consultar algumas páginas da net, e meditar no que me apetecia de facto. Uma ou outra viagem (cerca de 3 semanas) acaba por ficar ao mesmo preço (o Báltico sobe um pouco mais, já que passei a incluir Helsinquia: afinal a 1h 40 de barco de Tallinn - e Helsinquia também é um sonho antigo...). E o que de facto me apetece - pese embora as cidades da Polónia parecerem muito convidativas a partir das páginas da internet - é a "voltinha" pelo Báltico.
Eis como está o "plano" agora:
Varsóvia - 5 dias
Vilnius - 4 dias
Riga - 4 dias
Tallinn - 5 dias
Helsinki - 5 dias
Varsóvia - 2 dias
(Tallinn e Helsinki mais tempo, apenas por questões de horários de avião)
Em principio farei as viagens de avião, excepto Vilnius->Riga (comboio) e Tallinn->Helsinki (barco). (Varsóvia-Vilnius de comboio são 10 horas...! é muita hora de comboio). As tarifas
low cost na AirBaltic são de facto muito acessiveis.
Para já, no dia dos meus anos, vou-me oferecer o bilhete de avião ida e volta para Varsóvia. Depois se verá... (já iniciei investigações sobre hoteis)