domingo, abril 24, 2005

A net

Como é que eu poderia ter "construido" isto tudo sem a net? Isto tudo: a viagem tal como ela se tem vindo a formar na minha cabeça.

Os meus alunos também me perguntam como era possível fazer filmes sem telemóvel, sem computador. Acredito que no tempo do meu pai se perguntava como era possível viver sem automóvel, sem luz eléctrica...

Pois é. A net. Terá sido na net que percebi que afinal uma viagem à Mitteleuropa (gosto do termo) poderia não ser excessivamente cara. Desde logo com as companhias aéreas "low cost" que só funcionam exactamente através da net.
O meu aluno João Salaviza deu-me algumas explicações úteis. Na última viagem que ele fez, até Varsóvia, via Berlim, à volta até deram champanhe aos passageiros: era a milésima viagem daquele avião; acho que foi uma festa quer na viagem, quer à chegada.
Ainda não comprei os bilhetes, espero poder fazê-lo para a semana - o meu cartão de crédito estava prestes a expirar e o banco sugeriu-me que mudasse de tipo de cartão, para outro mais vantajoso; aceitei, mas tudo durou mais tempo, de forma que neste momento estou sem qualquer cartão de crédito. Espero durante a próxima semana poder finalmente começar as "compras": viagens de avião - que são tanto mais baratas quanto mais cedo se comprarem; e as resevas de hóteis: tenho de me precaver com as enchentes de turistas nessa época do ano; portanto reservas igualmente o mais cedo possível. Depois estará tudo pronto.
As viagens de comboio é que não posso comprar pela net! apenas encontrei um site em que era possível fazê-lo, mas apenas para não-residentes na europa. Portanto vou ter que comprar em cada cidade a que chegar.
Sei os horários de cada comboio em que pretendo seguir viagem. Tenho, numa folha de cálculo, um plano detalhado: data e horário de cada viagem; quantos noites fico em cada cidade e várias possibilidades de hóteis com preços e moradas electrónicas. Quando chegar a altura todas as possibilidades já foram pensadas.

Ontem passei o dia a "passear" pelas cidades que irei visitar. Berlim, Viena, Praga e Budapeste têm muito bons sites. O site de Bratislava é que é muito pobrezinho.
Tenho já planos de passeios pelas cidades. Aliás desde logo pensei organizar cada dia como organizei os dias que passei há dois anos em Paris e Londres: uma manhã dita "cultural", isto é museus, palácios, locais "obrigatórios" que contam a história da cidade; da parte da tarde incursões um pouco ao acaso por bairros onde se possa sentir a vida dos habitantes dessas cidades. "Des ballades un peu au hasard".

Quer em Paris quer em Londres caminhava oito ou mais horas por dia. Em Paris ao fim de dois dias tinha uma tendinite numa perna, rapidamente tratada com um gel (que descobri ainda ter em casa - desta vez já vou prevenido), mas não parei.

Terei de descobrir cyber-cafés em cada cidade, já que tenho ideia de manter este blogue actualizado, fazer dele um "diário de bordo"; eventualmente - ainda não estou convencido - com publicação de fotografias. E ainda não estou convencido já que isso implicaria a compra de uma máquina fotográfica digital, e não sei se será possível nos cyber cafés "passar" as fotografias para o computador, para depois enviá-las para um album online onde possa depois "buscá-las" para o blogue. Ainda tenho de pensar melhor essa questão. Por outro lado não gosto de tirar fotografias a sítios, locais, monumentos: do que gosto é de tirar fotografias a caras, a pessoas. "I have to think about it".

Aliás fotografias dos sítios obrigatórios estão na net...



Budapeste - "Szentháromság tér" (que é como quem diz "Praça da Trindade")

Sem comentários:

 

Powered by Blogger * * * * * Web Blog Pinging Service * * * * * * * * * * * * * * * Blog Flux Directory