sexta-feira, agosto 06, 2010

Sao Petersburgo

(vou ter muita dificuldade em por fotografias!)

Berlim, Sao Petersburgo... agora so falta o mundo! (vide Cesario Verde).

Sao Petersburgo, cidade criada por Pedro Grande que achava Moscovo muito provinciana e queria uma cidade capital da Russia mais "europeia", estilo Veneza, Amsterdao, Paris... e nao faz mais nada em cima de um pantano enorme manda abrir canais, construir pontes, ruas, palacios... e toda a aristocracia e alta burguesia se muda para a nova cidade "europeia" construindo e ostentanto o luxo dos seus belos palacios. Como povo religioso foram construidas numerosas igrejas - algumas catedrais verdadeiramente fantasticas.

E, como nao podia deixar de ser um grande museu, o celebre Hermitage.


Felizmente tinha comprado online um bilhete para dois dias - fez me poupar estar numa fila para comprar ingresso (uma hora? duas horas? nao sei calcular). Museu imenso, duas manhas nao foram suficientes para ver mais que o essencial.


Havia uma extensa exposicao temporaria com obras do Picasso cedidas por um Museu de Paris


A cidade hoje e enorme, avenidas extensissimas cruzam a cidade de uma ponta a outra. Palacios e igrejas teem vindo a ser restaurados; pelos canais passam barcos cheios de turistas, e a tradicao mantem-se: a noite as pontes levadicas abrem-se para deixar passar os barcos de maior porte



Sao as pontes e os canais que marcam mais a cidade


(e por aqui me fico: nao consigo por mais fotos e o tempo de internet esta a terminar. Hoje a noite vou de comboio para Moscovo; esta um calor que parece Lisboa: 37 graus).

Sem comentários:

 

Powered by Blogger * * * * * Web Blog Pinging Service * * * * * * * * * * * * * * * Blog Flux Directory