terça-feira, agosto 18, 2009

Dresden

So agora, em Nürenberg, consegui ter internet. Assim as impressoes de Dresden veem um poco atrasadas...

Dresden eh uma cidade riquissima em patrimonio artistico-arquitectural, sobretudo do periodo Barroco




Pena estarem ou em mau estado de conservacao ou em obras de restauro (e teem muito para restaurar! - foi das cidades que mais severos bombardeamentos sofreu no final da 2a guerra; aparentemente a RDA pouco terä feito pela rehabilitacäo, ou tera dado prioridade a outras areas).

Sera, dentro de alguns anos, a par de Leizig, uma das cidades mais ricas em patrimonio da Alemanha, näo tenho duvida.

O Yenidze mais parece uma mesquita ou palacio oriental no meio da cidade


foi mandado construir como fabrica e entrposto de tabaco no sec.XIX, hoje esta ocupado por escritorios de varia natureza, sendo que nos ultimos andares ha um restaurante panoramico e uma "biergarten".

Outro edificio que me deliciou foi o Museu Leonhardi


Egon Pukall, pintor expressionista tardio alemäo (1934-1989), vivendo em Dresden foi transformando o seu atelier em museu e convidando outros artistas a ali exporem; sendo um dos poucos museus privados da ex-RDA era ali que os artistas näo aceites pelo regime acabavam por expor. Hoje exibe uma coleccäo, näo muito grande, de obras do proprio e de outros da sua geracäo.

No meu ranking, Dresden fica imediatamente a seguir a Bremen e Leipzig.

1 comentário:

ROADRUNNER disse...

Passei por lá em 2000, mas tive pena de não me poder demorar um pouco mais para "descobrir" a cidade a fundo. Da panorâmica geral, pareceu-me uma cidade com um património riquíssimo, mesmo apesar de ter sido quase completamente arrasada durante a II Guerra. Até a própria estação de comboios era uma pequena (grande) obra de arte.

Saudações do Roadrunner!

 

Powered by Blogger * * * * * Web Blog Pinging Service * * * * * * * * * * * * * * * Blog Flux Directory