terça-feira, agosto 04, 2009

Düsseldorf

(näo consigo postar fotos...)

Düsseldorf: a primeira, e espero unica cidade onde nunca me consegui orientar. Vou sempre em sentido contrario; quando penso duas vezes e relembro os percursos, dou meia volta e pouco tempo depois chego a conclusao que afinal estava no caminho certo. Mesmo com ajuda do mapa... desesperante!

Primeiro dia, nesta cidade, sem grande historia: dia cinzento, a grande arteria - a Kö - cheia de gente - dizem que se trata da rua comercialmente mais concorrida: de facto, de grandes joalharias a lojas de grande marcas, de tudo se encontra, e com gente! Mas näo e exactamente o que me interessa.
O Museu principal da cidade (o K20) fechado para obras... Visito outros museus com exposicöes interessantes.

Segunda feira decido-me por ir ate Dortmund. Cidadezinha despretensiosa, um edificio de Teatro e um outro de Opera qualquer deles muito interessante.
Dortmund sera uma cidadezinha de 5a ou 6a ordem na Alemanha, mas tem uma temporada de Opera, uma de Concertos, uma de Teatro... e uma lindissima Biblioteca Municipal... A importancia que por aqui se da ah cultura...

Terca feira - dia extarordinario, parecia que estava em Lisboa: sol e temperatura - acabo por dar uma volta planeada desde Lisboa: o renovado porto. Ao lado de edificios do antigo porto, datados do final do sec.XIX, outos mais modernos, dos quais o conjunto do Frank Gehry talvez seja o mais emblematico.
De tarde visito o K21 (Museu de Arte Contemporanea) instalado num palacio do final do sec XIX e perfeitamente adaptado ah finalidade de hoje.
Boas exposicöes de Arte Contemporanea.

Amanhä penso ir Essen; depois, 4a feira, parto para Bremen.

Confirmo algumas impressöes de anos anteriores na Alemanha: sera, de entre em brave, do ponto de vista da populacäo residente e trabalhadora, um barril de polvora, ah semelhanca do que tem acontecido em Paris. Emigrantes, imensos, de todas as partes do mundo com especial relevo para os turcos. Em Paris trata-se dos magrebinos. Aqui proveninetes do Madio Oriente, mas tambem da Asia mais distante; percebe-se que ha de ambas as partes alguma (pelo menos latente) animosidade, diria mesmo racismo. O que ira dar esta mistura daqui a, pelo menos, uma geracäo?

Sem comentários:

 

Powered by Blogger * * * * * Web Blog Pinging Service * * * * * * * * * * * * * * * Blog Flux Directory