quinta-feira, agosto 20, 2009

Nürnberg

Tentando ser breve ao fazer um ponto de situacäo:

Cafés: complicado. Ou se encontra um "italiano" que às vezes tem bons "espressos", ou 'tou tramado. Em Leipzig encontrei um mesmo defronte do meu hotel - o melhor que tenho bebido; todas as manhäs "marchavam" duas. No último dia soube que o tipo que tirava cafés era portugues! Alentejano. Agora: para tirar espressos, e capuccinos e etc. ele tinha tirado um curso em Viena! O café ali näo era mais caro do que nos outros sitios. Aqui, em Nürnberg, descobri um bastante bom tambem: o empregado que os tira é romeno, os de mesa italianos...

Alimentacäo: näo se espera grande coisa da cozinha alemä. Na Alemanha os asiáticos säo bastante bons: chineses, japoneses, vietnamitas, tailandeses; indianos também. Há por aí alguns italianos (pizza ou pasta: näo muito obrigado). Comi anteontem umas salsichas de Nürnberg (as primeiras salsichas desta temporada) com Sauerkraut e Knödel (espécie de almondegas de batata e päo - muito bom!); hoje fui para uma coisa parecida com o Eisbein (mas em mais pequeno); depois teem os Schnitzel (nada mais que panados) de porco, vitela ou peru; fora isso as saladas variadissimas säo excelentes (é dificil escolher).
Saladas que com este tempo veem mesmo a calhar (agora que escrevo passa pouco das dez da noite e estäo 26 graus); a primeira semana na Alemanha näo foi famosa em termos atmosféricos: céu muito nebulado, embora temperatura bastante amena, depois disso teem estado uns dias fabulosos.

As pessoas: no norte (Bremen, Leipzig, Dresden) bastante mais conservadoras. Aqui para o sul muito mais liberais, pelo menos em termos de costumes: imensos jovens "góticos", "emos", tatuagens em todas as idades, sobretudo dos 50 para baixo.
Bastantes emigrantes: no norte (para além de portugueses, que conta com uma comunidade bastante grande) muitos europeus de leste; no sul imensos turcos; asiáticos um pouco por todo o lado (sobretudo na restauracäo). Näo é por acaso que deparei com este cartaz para as próximas eleicöes



Os alemäes: muito práticos - no bom e mau sentido da palavra; outro dia em Dresden tinha encontrado um café onde a "bica" näo era nada má, voltei lá no dia seguinte: o "espresso" era água de lavar chávenas; referi o facto à empregada, resposta dela muito fria: "Es tut miehr leid!" (lamento muito) e vai à vida.
Aos fins de semana perdem a cabeca: 6as feiras a partir das 5 da tarde as lojas comecam a fechar e as pessoas invadem (literalmente) as ruas dos centros das cidades, vestidas "a preceito" e comecam a beber cerveja, cada vez mais ruidosamente... até que horas, näo sei. Sei que aos sábados de manhä continuam? ou é um novo turno? Aos domingos por volta do meio dia volta tudo ao normal.


Nürnberg é uma cidadezinha simpática; o centro rodeado de uma muralha que remonta à Idade Média (em grande parte reconstruida)


tipicamente bávara



Hitler fez dela a "capital do partido nazi", mandando construir um enorme centro de congressos (cujo tecto nunca ficou terminado) mas onde se realizaram alguns comicios e de que restam as paredes mestras


e ainda um campo para desfiles militares (cerca de 12 campos de futebol) com uma tribuna de onde ele os saudava (Leni Riefenstahl e o "Triumph des Willens")


e ainda o Palácio da Justica onde decorreu o näao menos célebre "Processo de Nürnberg"



Para alem destes marcos historicos incontornaveis, Nürnberg é uma pacata e bonita cidade da Baviera


e, moderniza-se, com um lindissimo Museu de Arte Contemporänea





Amanhä parto para Stuttgart.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ola! tudo bem, eu chamo me Graça e estou agora em Nurnberg porque vou estudar aqui um semestre como aluna em erasmus... gostava de saber se sabes ou conheces alguma comunidade portuguesa aqui perto ou assim... .) obrigada

 

Powered by Blogger * * * * * Web Blog Pinging Service * * * * * * * * * * * * * * * Blog Flux Directory