sábado, agosto 18, 2007

Stockholm - 5

Sábado: previra dar uma volta de metro - como disse anteriormente, consta que as estacöes tiveram intervencöes de artistas plasticos - e visitar o Vasa Museu.

As estacöes foram uma desilusäo! As de Lisboa é que säo! Uma ou outra mais ou menos engracada, mas nada de especial




O Vasa Museu, nasce da descoberta por volta de 1950, de um navio, de 69 metros de comprimento e 53 de altura, que se afundara quando lancado à água em 1628 no porto de Stockholm. Uma vez resgatado do fundo do mar, o que só veio a acontecer em 1961, construiu-se à sua volta um museu para o abrigar e que simultaneamente desse uma panoramica sobre a vida maritima da Suécia no séc. XVII.

O edificio é interessantissimo

só que a fila para a entrada no museu era tal (uma dúzia de autocarros cheios de turistas tinham acabado de desembarcar...) e näo tive paciencia para ir para a fila. Aproveitei para dar um passeio à volta do museu





quando passados três quartos de hora, regresso à entrada, a fila tinha desaparecido.

É de facto impressionante, o tamanho do barco e pensar que foi resgatado da lama do leito do canal que o tinha perservado





Depois ainda passei por um parque anexo ao Museu da Cidade com algumas contrucöes típicas do final do séc XIX



Aproveitei a "borla" do Cartäo Stockholm para voltar de metro.

Amanhä parto no comboio da noite para Oslo. Penso durante o dia dar um salto à Ilha de Södermalm (aparentemente a terceira maior do arquipélago) e onde ainda näo pus os pés.

Sem comentários:

 

Powered by Blogger * * * * * Web Blog Pinging Service * * * * * * * * * * * * * * * Blog Flux Directory