Que bom revisitar esta cidade. Rever sítios que me ficaram na memória
outros que nao conhecia
ou de que me nao lembrava
E ao fim da manha, depois de vaguear pelas ruas, descobrir um Museu novo (novo, para mim); o "Wallraf-Richartz-Museum & Fondation Corboud" que acabei por visitar ao início da tarde.
Surpresa agradavel: compra-se um "passe" que dá direito a visitar todos os museus da cidade durante dois dias; é esse o tempo da minha estadia aqui e ainda quero ir ao Museum Ludwig (o tal que tem uma das maiores coleccoes na Europa de Pop Art); nao hesitei; a grande surpresa é que o "passe" custa metade de uma entrada simples no Museu...
O "Wallraf-Richartz-Museum & Fondation Corboud" nao é enorme (como o Louvre ou o British), mas possui obras significativas que vao do séc. XIV
("Madona e o Menino no trono", Bulgarini, ca.1370)
ao inicio do sec XX, com uma bela coleccao de impressionistas franceses
e com um Munch por exemplo (a fazer ligacao com Oslo...)
Enfim, uma belissima coleccao e um belissimo principio de tarde.
Decido adiar para amanha o Museu Ludwig.
Entretanto passeando pela cidade lembro que há dois anos ao sábado há um mercado com produtos biológicos (de que trouxe na altura algumas delicias), e lá dei com o sítio, e certifiquei-me de que continua a haver mercado aos sábados... Portanto programa para amanha já há!
Surge-me de repente a indicacao de um certo museu Kollwitz... o nome diz-me qualquer coisa...
e de repente quase ia jurar que é a escultora de uma obra vista em Berlim (uma Pietta) perto da Porta de Brandenburgo, e a lembrar os mortos da II Guerra.
Olho um dos cartazes com atencao: nao posso estar enganado
Entro e percebo que se trata mesmo do Museu dedicado exclusivamente à obra de Käthe Kollwitz (1867 - 1945), onde há uma miniatura da "Pietta" vista em Berlim.
É proibido fotografar...
sexta-feira, agosto 31, 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário