segunda-feira, agosto 22, 2005

Budapeste - 0 (actualizado com fotografias)

Acabei de jantar à meia hora, já bebi dois cafezitos (acabei por encontrar qualquer coisa de parecido...) e ainda tenho a boca completamente a arder... Foi na "mouche": "Gulash suppe" e "Ungarische paprika" estava óptimo.

(ainda no comboio para Budapeste - do Diário de Bordo)

Train from Bratislava to Budapest

No compartimento vazio e já em terras magiares (porque é que mal o comboio entrou na Hungria passou a andar mais rápido?) lembro a viagem de Praga para Viena: a meio entra um grupo americano - família numerosa que se reparte por vários compartimentos - à minha frente senta-se a mãe da familia (quarentona), mete conversa comigo a propósito do arrumo das malas; e logo: "Oh! I'm so excited! It's my first time in a train!" e logo de seguida segue com um comentário de que deveria ter tido aulas - "some lessons" - sobre como andar de comboio! Controlei-me para não dar uma gargalhada e desvio a conversa... donde são, para onde vão...

São de facto uma gente estranha.
Uma noite em Viena, no NetCafe, entram dois americanos; um senta-se a um computador, o outro, ao balcão, na outra ponta da sala, a uma mesa; eu quase nem dou por isso; a pouco e pouco vou-me sentindo desconcentrado (é que para além da falta de acentos e cedilhas algumas teclas não estão no sítio do "costume") - o raio do americano sentado ao balcão vai berrando para o outro instruções: "Agora faz assim"... "Isso, agora assado"... "Estúpido! isso não, volta para traz"...
E não levantava o rabo da cadeira onde estava para ir ter com o outro. Não me contenho e berro-lhe (sim: berro!) "Not so loud, please!" - o tipo olha para mim com o ar mais aparvalhado do mundo durante uns bons cinco segundos, até que, finalmente, percebe. Vá lá, acabou por se render as evidencias, e: "I'm sorry about that". Levantou-se e foi para junto do outro. Acabei por actualizar o blog em paz.


18h30 em Budapeste
Sinto-me numa grande cidade, outra vez!
Sem desprimor para Bratislava que continua a ser uma cidadezinha simpática para visitar (dois dias para mim foram suficientes); apenas a parte antiga da cidade despertou o meu interesse; dizem os eslovacos que os checos (quando existia a Checoslovaquia) levaram tudo o que tinha interesse para Praga, daí as poucas obras de arte existentes em Museus (apenas tive conhecimento de um, que nem sequer visitei).

Mal saí da estação de Budapeste

Budapest -
(a mítica estação de onde saía o mítico "Expresso do Oriente")

(escolhi sempre hoteis relativamente perto das estações) mergulhei numa grande avenida, com trânsito intenso, e cheio de pessoas atarefadas; quando voltei a primeira esquina pareceu-me estar em Paris: avenida larguissima, árvores a bordejar os passeios, arquitectura semelhante, vida intensa.
Em 10 minutos estava no hotel. Tinha saido de Bratislava com chuva, cheguei a Budapeste com sol.

Meia hora depois estava novamente na rua (seria mais apropriado dizer "boulevard"?). Estranha sensação: parece que estou em pleno Paris e não estou...

Budapest - Andrássy út

Não tenho culpa! A meio do "boulevard" apanho com a Opera! Edifício neo-clássico, (o habitual para uma Opera); um pormenor chama-me a atenção: de cada lado da fachada principal, e sempre em estilo neo-classico, uma esfingie

Budapest - Opera house

um nipónico (assim me parece) faz-se fotografar pela mulher a apalpar as mamas à esfingie...
Uns metros mais abaixo, do outro lado da avenida (do "boulevard"?) uma intensa luz de dia sobressai no lusco-fusco que cai sobre a cidade. Nem aqui? Uma equipa de cinema ilumina o interior de uma loja onde se filma (presumo) uma publicidade... Os materiais e aparato do costume...

Budapest

A "sorok" (cerveja) húngara nao tem um travo tão acentuado como a checa; é bastante agradável, sabe mais a malte (assim me parece).

Vou tentar um "gulash" para o jantar - penso que nao vai ser difícil.... A ver vamos...


Pelos vistos não foi!|
Amanhã vou começar a desbravar Budapeste.

Boa noite!

Sem comentários:

 

Powered by Blogger * * * * * Web Blog Pinging Service * * * * * * * * * * * * * * * Blog Flux Directory