quinta-feira, agosto 18, 2005

Viena - 3 (actualizado com fotografias)

(depois do jantar e tirado directamente do Diário de Bordo)

Saio do MOMUK (Museu de arte moderna) as 16h e alongo-me num dos muitos bancos que se espalham pelo pátio do MuseumQuartier (bancos de design sui generis: tanto dá para sentar como para deitar como para apenas alongar).

Vienna - Museu Quartier

Está sol; faz calor (acima dos 30 graus). Ha quem venha para aqui como quem vai à praia apanhar sol

Vienna - Museu Quartier

mas também quem traga o portátil e trabalhe (ou assim parece)

Vienna - Museu Quartier

há quem venha namorar ou apenas beber uma cerveja; quem venha "digerir" o que viu num dos museus ou quem venha actualizar o seu "diário" (eu, por exemplo).

Mesmo que fosse apenas por estes dois dias (ontem e hoje): visitas aos Museus Leopold e de Arte Moderna, já teria valido a pena vir a Viena... Mas vai ficar tanto por ver... Amanhã ainda venho ao Museu de Arte Antiga (ao mesmo nivel do Louvre, do British, do Prado...). O comboio para Bratislava so parte as 17h23, donde vou ter tempo.

Como estava um dia esplendoroso, logo pela manhã, resolvi "descer" ao centro da cidade por outro caminho que não o "habitual" (ao fim de dois dias já lhe chamo "habitual"?); de repente dou de caras com o Belvedere (o Versalhes aqui do burgo)

Vienna - Belvedere

atravessei os jardins de ponta a ponta (este tipo de jardins são sempre agradáveis, embora não faça muito o meu estilo); vim calmamente por aí abaixo e... outra surpresa: um monumento (monumental - passo o pleonasmo) "soviético" - erigido à memória dos soldados do exército vermelho que ajudaram a libertar a Austria do "fascismo" (repito de memória o que diz a placa pequena escrita em alemão, a placa maior está escrita em russo). Pois é, a Austria, acabou por ficar ocupada de 1945 a 55 pelos exércitos aliados.

Viena - Memorial to the soviet army


Passeando, com todo o vagar, chego ao Museu às 11h30. Com este tempo tão extraordinário, para estas bandas, é quase criminoso passar umas horas metido num Museu... Mas mais grave seria "perder" o MUMOK (e jé tenho, desde ontem, o bilhete comprado!)

Não vale a pena puxar pela memoria... Kadinski, Picasso, Klimt, Leger, Wharol, Klee, Christo, Rotella, Giacometti, Max Ernst, os hiper-realistas... estão cá todos (e mais os outros) - nem que presentes apenas com uma única obra - e claro, o Magritte (este "claro", tem a ver com uma queda muito especial que tenho por este pintor: não está aqui o "Ceci n'est pas une pipe", mas um quadro que não conhecia "La voix du sang" - se a memória nao me falha - este tipo fascina-me de facto...)
E há ainda videos de happenings dos anos 60/70, e videos experimentais recentes... Isto é demais!

Percebi que o bilhete é valido para o dia inteiro, portanto saio para "arejar" e comer, dar uma voltinha por este complexo de Museus e Galerias

Vienna - Museu Quartier -

defronte do MuseumQuartier há ainda mais dois museus instalados no que foram palácios imperiais e mais um jardim soberbo a separá-los.


Volto ao MUMOK e estou ainda mais hora e meia. Dou por findo o meu "mergulho cultural a grande profundidade" do dia.
Tenho que voltar ao "terra a terra": são horas para ir buscar a roupa ah lavandaria...


(enquanto espero o jantar)
Vamos lá ver se hoje me safo! De fora o restaurante, defronte da estação de comboios) pareceu-me "verdadeiro" (isto é, para consumo do austríaco comum, e não para turista), espreitando pela janela percebi que não estava às moscas.
Entro e sento-me: afinal as pessoas estão é a beber cerveja e a conviver; ninguém está a jantar... começo a nao achar piada. O empregado estende-me a lista; digo-lhe que quero comer qualquer coisa verdadeiramente austriaca - o tipo aconselha-me um prato que, tanto quanto percebi (este é dos que tem uma pronúncia austríaca cerrada!) tem carne de porco, batatas e salada. Ok. Experimente-se, e logo se verá.

Wouw! Nada mau! Pelo menos soube-me muito bem. Só espero que não me aconteça o mesmo que anteontem! O Wienerschnitzel deu-me volta à tripa e vi-me aflito para chegar ao hotel são e salvo.
Hoje foi claramente um prato austríaco: lombo de porco assado com "knödel" (uma mistura cozinhada com pão, batata, e outras coisas que não consigo distinguir) e salada de batata. Bom, aqui, quando se trata de batatas nao se lhe chama "kartofell" como na Alemanha mas sim "erdeapfell" (tradução literal: maçãs da terra - muito mais simpático...); depois quando se fala de salada de batata, aparece uma salada com batata, de facto, e ainda alface, couve roxa, pepino, e sei lá mais o quê, temperado com um "vinaigrette" (com um vinagre ligeiramente adocicado) - excelente!
Portanto, se isto não me der volta ah tripa, fica aprovado. Com excepção do "expresso" que nao é mais que uma aguazita a saber vagamente a cafe...
Nao se pode ter tudo, não é?

Private:
1 - Madalena, espero que já tenhas vindo a Viena, senão é urgente que venhas!

Vienna

2 - Há alguém que vai ter que me ensinar a fazer uns exercicios para "aplanar" a minha barriguita!
3 - Elas, por estas bandas, são muito altas e muito grandes; deve dar uma trabalheira dos diabos tratar convenientemente de tudo...

Boa noite!

Sem comentários:

 

Powered by Blogger * * * * * Web Blog Pinging Service * * * * * * * * * * * * * * * Blog Flux Directory