
E aterrei em Riga de manhã cedo

... céu encoberto - mas a minha esperança de um dia com sol cedo se confirmou...
Agora tenho um problema: é que eu adjectivei tanto Vilnius que agora quase não encontro palavras para Riga (pelo menos pelo que até agora vi).


Não se pode, no entanto comparar; ambas as cidades são lindíssimas e dignas de visitas interessadas, mas distintas. Enquanto Vilnius é uma cidade encantadora onde vale a pena passear e deleitar-se com a sua beleza, já Riga tem outra "envergadura". Uma cidade que foi "capital" do Báltico: que pertenceu ao império alemão

(este edifício construído na época em que a cidade pertencia à grande Alemanha conserva inscrições em alemão antigo e é hoje o departamento cultural da cidade)
que foi capital de um país independente, cruzamento para muitas e diversas paragens - porto principal do Báltico - forçadamente república da União Soviética

(do qual restam alguns resquícios - rapidamente transformados em outros significados: este monumento aos militares que fizeram a protecção a Lenine aquando da sua visita a esta cidade, foi entretanto rebaptizado de Monumento aos Heróis)

Cidade arquitectonicamente muito rica

sobretudo com edifícios da passagem do séc XIX para o séc XX (Arte Nova a fazer por vezes lembrar a arquitectura "jugenstill" de Viena e de Praga...)

e outros que remontam a muito antes

Boa noite! (que amanhã haverá muito mais para ver...)

(hoje ouvi gaivotas!)
Sem comentários:
Enviar um comentário