domingo, agosto 06, 2006

Warszawa . 2

Após um jantar fenomenal e 100% polaco.

Afinal ontem acabei por ficar com outra impressão de Varsóvia.
Depois de deixar noticias aqui no blog, senti-me em excelentes condições para continuar a passeata - esqueci-me de dizer que o tempo ontem estava bom para passeios (temperatura amena, embora com céu por vezes encoberto) - e lá fui à descoberta... Penso que tenha sido o extraordinário café que me fez arrebitar e já não houve sesta alguma. Aventurei-me por essa Varsóvia desconhecida em direcção ao Vistula...

Warszawa - Wisla

Calmo, limpido, simpático para passear à beira rio.

Entretanto descobri outras arquitecturas já bem ao meu gosto, e uma igreja de linhas extraordinárias.

Warszawa - Kościół Matki Boskiej Częstochowa

Entrei - eram uma seis e tal da tarde - e havia um numero apreciável de fiéis. Voltei a constatar, hoje, a religiosidade de grande parte (maioria?) dos polacos.
Dei mais umas voltas e acabei por jantar relativamente cedo - umas fatias de porco assado à maneira polaca (temperos) - muito bom.
Cheguei ao hotel igualmente cedo - afinal nao foi preciso nenhum repelente de insectos! - e adormeci mal me deitei na cama.

Hoje.
Acordo com o ruido da chuva e olho para o telemóvel: 6h30! Tinha-o posto para despertar as 8h. Tera sido a chuva mais a luz da manhã... Dou duas voltas na cama. Acabo por adormecer novamente.
O zumbido irritante do telemóvel desperta-me. Oito horas. La fora continua a chover. Olho para o meu relógio de pulso: 9h! Hehe! Tinha-me esquecido de acertar as horas no telemóvel pela hora de Varsóvia...

Chove bem. Penso, enquanto tomo banho, da melhor maneira de organizar o dia: um museu - claro! O Museu Nacional de Arte. Fica - se bem calculo no mapa - a uns dez minutos do hotel. Dou uma saltada a um largo onde tinha detectado um café. Tomo a minha bica da manhã (não era má de todo). Não demorei 10 minutos até ao museu.

Que rico museu! Muito bem organizado, quer em termos gerais quer mesmo dentro de cada galeria. Começo (quase ao acaso) pela galeria de arte sacra medieval e gótica. Nao podia ter feito melhor: uma excepcional colecção de que destaco quer pela qualidade quer pela quantidade os dipticos, tripticos, polipticos e tábuas várias de altares.

Warszawa - Muzeum Narodowe

Quantidade apreciável de obras de polacos, uma Madonna atribuida ao Botticelli, e obras várias de artistas sobretudo italianos. Depois uma galeria de pintura apenas de artistas polacos (de que nunca ouvira falar) etc., etc. Nada fica a perder a um outro qualquer Museu Nacional - excepto que não possui nenhum "clássico".

Cerca das duas da tarde "tinha a minha conta" do museu - podia sair e voltar. Sai para arejar e comer qualquer coisa - como chovia resolvi almoçar numa tasquinha de que também já tinha tomado nota. Galinha com arroz confeccionado à polaca. Nada mau. A cerveja aqui é óptima e pouco alcoolizada o que faz com que nas calmas "marchem" duas imperiais de 40cl.

O tempo estabilizou: deixou de chuviscar, embora o céu se mantivesse cinzento - então resolvi passear por uma outra zona da cidade

Warszawa

em vez de voltar ao museu (sítio onde hei de voltar se e quando chover - como dão aguaceiros para amanhã... talvez, mas como não quero perder o museu de arte contemporanea... a ver vamos)

De tarde fiz um passeio até uma zona mais "turistica" - onde encontrei uma outra Varsóvia muito mais acolhedora

Warszawa - Stare Miasto (Old Town)

Por aí andei o resto da tarde até vir jantar a um restaurante bastante razoável onde comi uma travessona (dava para pelo menos duas pessoas) com uma salada fria de carnes fumadas polacas, choucrute, alfaces, tomate, etc. ... maravilha! Acompanhado por duas "piwos" (cerveja) e um excelente café expresso.

E regressi ao centro.

Warszawa - Lamps at Plac Konstytucji

Veremos as surpreses que o dia de amanhã trará.

Sem comentários:

 

Powered by Blogger * * * * * Web Blog Pinging Service * * * * * * * * * * * * * * * Blog Flux Directory