segunda-feira, agosto 14, 2006

Vilnius . 4

Mas que grande dia!

Céu nublado quando sai do hotel (+/- 8h 30m); como vou acreditando nas previsões meteorológicas aventurei-me a apanhar, do outro lado da cidade, o autocarro que faz a ligação ao Europos Parkas (cerca de 30 min).

Céu límpido quando lá cheguei.
Uma maravilha: um parque enorme, verdes de todos os tons,

Vilnius - Europos Parkas


o ruído do silencio (a aragem nas folhas), os cheiros... trilhos que nos levam descobrir pequenas e grandes esculturas / instalações (chamem-lhes o que quiserem).

Vilnius - Europos Parkas


Ao virar de uma curva uma escultura em madeira, ao fundo de um caminho uma instalação de aparelhos de televisão (aparentemente a que maior número de aparelhos tem - Guiness Book, dixit) e depois mais floresta (ou parque...) com os seus murmúrios (curioso: não ouvi nem um pássaro...)

Vilnius - Europos Parkas


Um dia em cheio a passear por este belo Parque: a descobrir pequenas brincadeiras em obras de artistas de varias nacionalidades, a descobrir obras que ficarão, eventualmente, como símbolo futuro deste parque...

Vilnius - Europos Parkas


Uma esplanada (adstrita a um restaurante) onde me serviram uma salada variada de vegetais e queijos claramente lituanos. E uma "bica italiana" digna de registo.

Voltei à cidade apenas ao fim da tarde... Imagine-se as outras mais voltas no Parque que dei depois do almoço!

Vilnius - Europos Parkas



Depois mais umas pequenas descobertas em Vilnius

Vilnius - Lietuvos Nacionalė Martyno Mažvydo Biblioteka


Vilnius - Pilies gatvė


- definitivamente uma cidade a voltar e a recomendar vivamente (há de ser - se não o é já - um destino turístico de excelência).

Vilnius - Old town - Stiklių gatvė


Acabei por jantar pantagruelicamente! Uma salada de peixes fumados (salmão, arenque, e outros cujos nome desconheço), depois uma salada de carnes fumadas - tudo bem lituano (acho que vou sentir a falta destas refeições...).

Amanhã (muito cedo) parto para Riga - o tempo parece estar nublado por lá... mas se for como por estes lados, ainda vou apanhar um belo sol.

Deixo Vilnius com alguma pena - sei lá o que me espera... e desta cidade pressinto que ela pode e terá ainda muito para me dar...

Boa noite!

Sem comentários:

 

Powered by Blogger * * * * * Web Blog Pinging Service * * * * * * * * * * * * * * * Blog Flux Directory