segunda-feira, agosto 06, 2007

Hamburgo - 3

Um dia mesmo a "doer", quero dizer: mesmo so a andar. Segunda feira - museus todos fechados, mesmo assim nao haveria nenhum que me despertasse especial atencao.

(este tipo de teclado, sem acentos e sem cedilhas, com letras em sitios diferentes, dao comigo em doido...)

Portanto comecei com a zona nascente do porto, onde sabia haver dois ou tres pontos de interesse, sobretudo a Agencia do Porto de Hamburgo, cuja arquitectura me fora recomendada por um "flickr friend"



Valeu a pena a caminhada que ainda assim foi grande... e valeu a pena nao so pelo edificio em si, ja que pude ir ate ao seu topo e dai ter uma vista soberba, mas tambem porque passei por zonas que, descobri por mim mesmo, e me fizeram dar a conhecer a importancia de Hamburgo ao longo dos tempos: numerosos edificios claramente identificados como tendo sido mandados construir ou tendo pertencido aos grandes burgueses importantes no comercio maritimo.

Depois, da parte da tarde, o passeio pela zona nascente do porto, voltou a realcar isso mesmo: a importancia estrategica comercial da cidade.

Esta zona, em re-estruturacao profunda: os velhos edificios, armazens e entrepostos comerciais ja recuperados, e uma outra cidade a ser construida ao lado, um pouco ah semelhanca do feito em Londres nas Docklands, uma filosofia diferente da da Expo em Lisboa, isto eh: a construir de raiz, e mantendo uma harmonia e uma co-habitacao harmoniosa com o antigo porto de Hamburgo que se mantem de pe.


Enfim, um dia em que descobri a "alma" de Hamburgo, atraves do seu porto, mas que me deixou de rastos... ainda por cima, e jah com pena de nao poder conhecer melhor: amanha de manha parto para København - ou dito ah portuguesa: Copenhague.

A proposito: bebi um cafe ainda ha pouco no "Bom Dia!" - a "bica" nao era ma de todo...

Sem comentários:

 

Powered by Blogger * * * * * Web Blog Pinging Service * * * * * * * * * * * * * * * Blog Flux Directory