terça-feira, agosto 21, 2007

Oslo - 2

Do diário de bordo:

"Um dia excepcional, o de hoje! pelo tempo que fez (todo o dia céu descoberto, um sol optimo, temperaturas à volta dos 25 graus) e pelo passeio que dei.


A menina do Turismo, logo pela manhã, e depois de eu lhe explicar o que gostaria de ver/fazer em Oslo, me aconselhou a comprar o "Passe Oslo" para dois dias (todos os museus e transportes grátis) e que guardasse o último dia para os museus de entrada livre (o Museu de Arte Antiga e o de Arte Contemporânea).


Porque o dia estava convidativo a passeios, optei por comecar com o Vieglandsparken (fui de metro: muito desengracado...)




um parque imenso criado pelo escultor Gustav Viegland (1869-1943) e apenas com obras dele (mais de 200)

mas cujo estilo, sem "golpe de asa", não me entusiasma por aí além.




dei uma volta pelo parque, e o que verdadeiramente me surpreendeu foi a quantidade de miúdos a fazerem trabalhos escritos para a escola...


Depois, calmamente, desci por bairros pouco "turisticos", mas muito agradaveis



até à zona do porto que ontem á noite tinha "descoberto".

Um espanto!


Estes tipos devem ter passado pela ex-Expo (o Parque das Nacoes está a transformar-se noutra coisa...) e devem ter-se inspirado, já que o conceito global é o mesmo: este agrada-me mais (porque tem menos altura? porque mais recente?)


E porque o tempo continuava excepcional, resolvi apanhar o "ferry" (com o "Passe Oslo" é de borla)


para a península de Bygdøy onde se situam uma série de museus; acabei por visitar o "Vikingskiphuset" - o museu dos barcos vikings que alberga três do séc.IX e que serviam de túmulos aos notáveis da época



Deixei passar o Museu Etnográfico, praticamente ali ao lado, e passei ao Fram Museet; este centra-se à volta do navio "Fram" - o primeiro quebra-gelos, explorador dos Polos e que levou Amudsen ao Polo Sul.






De facto tenho andado por países com uma forte ligacão ao mar... E pelo mar - embora num simples "ferry" - regressei à bela Oslo!


Amanhã espero ir ao Museu Munch (ver "O grito", claro) e dar mais umas voltinhas, tudo vai depender do tempo - é que se estiver como hoje, não resistirei a grandes passeios... "

Sem comentários:

 

Powered by Blogger * * * * * Web Blog Pinging Service * * * * * * * * * * * * * * * Blog Flux Directory