sexta-feira, agosto 10, 2007

København - 4

Ultimo dia em Copenhagen; uma semana jå passada desde a partida de Lisboa...

Nem tudo o que tinha planeado ontem å noite foi realizado hoje... Ficarå para a proxima...

Comecei o dia visitando o "Dansk Design Center" - algo que descobrira na net mas que nao consta da lista de sitios a visitar em København, na brochura distribuida por ai, e editada pelo Departamento da Cultura da cidade...


Interessante a importancia que os dinamarqueses (como alias todos os nordicos) dao ao design: do (aparentemente) mais simples


ao (aparentemente) mais complexo


Lembro agora que me esqueci, ontem, de referir uma exposicao temporaria sobre arquitectura em Louisiana (proibido tirar fotografias), e onde encontrei alguns exemplos do Siza Vieira (Ponte pedonal em Coimbra, pavilhåo de Portugal em Hannover)...


Depois, e hoje, fui å "Glyptoteket" (nome estranhissimo para um museu...) criado a partir da coleccao particular mas apreciavel do fundador da cervejeira Carlsberg. Exibe sobretudo de obras de arte antiga, provindas do antigo Egipto, Grecia, Roma


igualmente uma coleccao nao menos importante de obras do impressionismo frances, e nao so´


pena nao se permitido fazer fotos das galerias que albergam pinturas... mesmo assim:

(um van Gogh, tirado å sucapa)

e esculturas de Rodin e seus contemporaneos



Relativamente perto passei por um centro comercial onde aproveitei para almocar





Bom, depois, como tinha previsto fui ate Cristiana (entretanto tinha desistido, por falta de tempo, de uma re-visita ao Museu Nacional de Arte, para os tais Rubens e Rembrandts...). Cristiana e´ um bairro de uma parte de Christianhavn, ocupada pelos hippies nos idos de 70, completamente livre de qualquer lei (entenda-se: estupefacientes de venda ås claras na rua), mais tarde, anos 90, e apos varias entradas brutas da policia a tentar por termo a tal situacao, chegou-se a um entendimento: brandura no consumo e recato na venda, contra a continuacao da ocupacao das casas


apos uns quarteiroes bem "rusticos" e bem coloridos, fui avisado por um "autoctone" de que a partir daquela rua nao deveria tirar fotografias; como jå tinha visto o suficiente para satisfazer a minha curiosidade resolvi voltar na primeira rua e sair do bairro


ali mesmo ao lado, e como se nada fosse, a mesma København onde apeteceria viver


um nadinha mais adiante a novissima Opera



Depois foi apanhar um bus-barco


para a outra margem; e com vistas extraordinarias para tras para a Opera


para o novo Teatro Nacional em construcao


e para o "Diamante Negro" (extensao da Biblioteca Nacional)



Eis senao quando apos tirar esta fotografia


duas senhoras, nos seus cinquanta e tais anos, se aproximam e perguntam se eu nao gostaria que elas me tirassem uma fotografia, a mim, com o edificio ao fundo... "a la touriste"... diziam que uma fotografia daquela obra arquitectonica so teria valor se tivesse a presenca de um ser humano, ao que respondi que o ser humano estava presente por detras da obra arquitectonica, por quem a concebeu... O que fui dizer... Conversa, agradabilissima e interessante, que se prolongou por mais de meia hora. Uma delas era polaca de Varsovia a outra era de aqui de København... Falou-se das cidades visitadas, das maneira de ser das pessoas, das varias linguas e suas parecencas... eu sei la! No final convidaram-me para acompanhå-las ao Tivoli... Ora, para alem da conversa para mim ter terminado, o Tivoli sempre foi um sitio que nunca me atraiu. Alias existem dois sitios em København que qualquer turista (ou pelo menos a grande maioria) visita e´ a "Pequena Sereia" (que nao vi; por um lado nao me despertou o suficiente interesse, por outro fica bastante fora do centro) o outro e´ o Tivoli - um jardim bem no centro da cidade e cheia de divertimentos - genero Feira Popular; ora isto nao faz o meu genero... de forma que me despedi polidamente das senhoras, esperando ter o prazer de as encontrar um dia em Lisboa, e fui a minha vida...

Eram horas de escrever o meu diario de bordo sentado numa esplanada a bebericar uma cervejinha e depois jantar... o que fiz.


Amanha pelas 10 e 25 estarei na estacao a caminho de Götheborg.

Sem comentários:

 

Powered by Blogger * * * * * Web Blog Pinging Service * * * * * * * * * * * * * * * Blog Flux Directory