quinta-feira, agosto 16, 2007

Stockholm - 3

Segundo dia museológico: Museu de Arte Contemporanea.

Lá fui andando - curioso como grande parte dos museus ficam na mesma ilha e muito perto uns dos outros: este fica a dois minutos de Arte Antiga (visitado ontem).

E lá me aconteceu mais uma história. Eu tenho um optimo sentido de orientacäao, mas nao dispenso o mapa. Logo de manhä, cinco minutos depois de ter saido do hotel, passo por uma escultura à beira de um jardim



escultura a reportar à engenharia, à maquinaria; antes tinha passado por vários blocos que indicavam ser residencia para estudantes... vai daí penso: o Insituto de Engenharia aqui do burgo deve ser perto... olho o mapa a ver se encontro alguma indicacao nesse sentido; um senhor simpatiquissimo abeira-se e pergunta-me se preciso de ajuda, se estou perdido (toda a gente fala ingles nesta terra); digo que nao, que estaria a ver se por perto nao se encontraria a tal Faculdade, e explico-lhe a associacäo que fizera. Que näo, que a escultura näo tinha nada a ver com qualquer escola. Já nao sei bem a que propósito diz-me que no entanto haveria por ali, um pouco mais adiante a uns 10 minutos a pé, um Instituto (?) de Arquitectura - mas que näo se tratava da faculdade... com uma arquitectura muito original, tipicamente sueca dos anos 90... e lá me vai contando a história da controversia que a construcäo de tal edificio levantou... e que ele considerava muito interessante... pergunto-lhe se me pode indicar no mapa onde fica, e de repente ele olha para o lado e exclama: "Ai que näo posso perder aquele autocarro" e desata a correr em direccao à paragem onde um autocarro acabara de parar... E lá fiquei eu de água na boca e sem saber nem o nome exacto nem onde ficaria... talvez sábado ou domingo volte para aquelas bandas... Agora imagine-se que estava eu a ver se descobria no mapa a existencia para aqueles lados de um qualquer Instituto ou organizacao de Arquitecturas, quando se abeira de mim um outro senhor, igualmente muito solicito: "May help you?" Lá lhe tento explicar o que procurava... "Sorry! But I have no idea!". E assim nos ficámos...

Lá cheguei perto do Museu de Arte Moderna (novamente pela hora de almoco - continuo a andar a pé apesar da "borla" do passe "Stockholm" - embora tenha que cheirar o metropolitano: ao que parece tem umas estacoes fabulosas!).
No jardim fronteiro uma exposicao



olho para aquelas pecas e lembro-me de já ter visto algo de parecido... onde? em Lisboa! numa exposicao de obras do Berardo na Assembleia da Republica... leio a placa: Nicki de Saint Phalle - é isso mesmo!




O Museu propriamente dito bem desenhado, mas nada que se compare com o arrojo dos museus de Arte Contemporanea que vi o ano passado quer em Tallin quer em Helsinquia.


Igualmente proibido fotografar!

Usei a mesma esperteza saloia que no Museu de Arte Antiga...
Só que desta vez apenas deu para fotografar um quadro do Munch (ainda por cima desfocado)
e um do Modigliani (sobre-exposto!)
depois apareceu um guarda a dizer que era mesmo proibido :"I'm very sorry, but you'r not alloweded to take any picture at this museum, sir!" E pronto. Por aqui me fiquei no que toca a fotografias.

Mas obras bem representativas do sec XX e XXI, incluindo Picasso, Paul Klee, Duchamps (com uma "Fontaine"), Max Ernst, Dali, Magritt, Andy Wharol e ainda muitos outros, deliciaram-me a tarde toda.

Fica apenas, para amostra, um fotografia de cartazes, tirada no café do Museu...

Depois foi o regresso

e mais um jantar de peixinho nórdico! (estou para ver se sempre vai haver bife de foca em Reykjavik...)

Sem comentários:

 

Powered by Blogger * * * * * Web Blog Pinging Service * * * * * * * * * * * * * * * Blog Flux Directory