sábado, agosto 13, 2005

Praga - 3 (actualizado com fotografias)

(depois do jantar)
Reincidi no restaurante checo de ontem; fiquei cliente.


Do Diario de Bordo (PDA):

17h30
Parei para para beber uma "pivo" (cerveja) - muito boa, aqui: gosto especialmente da "Pilsner".

Ontem à noite acabei por ir ao bar "afro" ("Zulu" - como não poderia deixar de se chamar): de facto, ninguém como os africanos para "brincarem", "gozarem" e surpreenderem com o ritmo. Um guineense-konakry deu um show apenas com percussão: um espectáculo, o sentido musical daquele tipo, as maravilhas que produziu sozinho. Clientela maioritariamente africana - estranho: nao havia uma única africana! - e alguns europeus (homens e mulheres).


Como eu tenho razão em não planear os meus dias e fazer tudo ao sabor do "feeling" do momento...!
Acabei por ir ver a exposição "Wiener Secession and Modernism".


O grupo de artistas "Secession", com o Klimst como máximo expoente (ou pelo menos o mais conhecido), ao contrário do grupo "Brücke" (poder ver exposições destas de seguida - duas correntes artísticas da mesma época e com opções opostas - é uma sorte e um privilégio); são claramente pela ornamentação - baseada em estruturas orgânicas, particularmente plantas e suas estilizações. De papel de parede a mobílias, de pequenas peças decorativas a cartazes, tudo extremamente decorado, com elementos estilizados; são completamente o oposto do grupo "Brücke"!




De manhã - afinal estava bom tempo - fui ate à "Mala Strana" (era quase obrigatório!).


Não posso dizer que tenha sido uma desilusão, mas não vi nada que não tivesse já visto em prospectos e guias turísticos ou filmes promocionais...


É claro que é espectacular... Tudo bem arranjado para turista.


[Não tem nada a ver, mas é assim como Óbidos: porta sim, porta sim ou é restaurante (desde mexicanos a italianos... "strange"!) ou é loja de "souvenirs"...] Mas o pior de tudo são as hordas imensas de turistas (mesmo nas ruelas mais reconditas). Definitivamente não é assim que gosto de conhecer os lugares... Mas não serei eu, afinal, mais um outro turista, igual aos outros todos?


E de repente, no café/bar, onde estou, tudo parou; todas as cabeças se voltam para o ecrã de televisão; onde até agora passavam telediscos passaram a dar um jogo de futebol: Middlesborough contra o Liverpool... Mas isto interessa a quem? aos turistas? pelos vistos...

Boa noite!

Sem comentários:

 

Powered by Blogger * * * * * Web Blog Pinging Service * * * * * * * * * * * * * * * Blog Flux Directory